segunda-feira, 13 de junho de 2022

Prevenção e violência contra a mulher





"Para o nosso trabalho de ACEX, escolhemos o tema “violência contra a mulher”. De início pensamos em fazer uma cartilha para todas as mulheres, falando sobre indícios da violência, que não acontece apenas fisicamente mas também nas atitudes (onde tentam controlar a mulher) e nas falas (ofendendo, fazendo pressão psicológica, diminuindo a mulher, etc).

Ao conversarmos com a Professora Juliana, ela nos deu a ideia de fazer algo voltado para a prevenção da violência contra a mulher, a fim de ser divulgado para meninas mais novas que estão começando a se relacionar, para que tenham conhecimento sobre os sinais de um relacionamento abusivo.

Para desenvolvermos essa cartilha, fizemos um questionário no google forms com 5 perguntas de “sim” e “não” sobre situações que mulheres passam em relacionamentos abusivos. A princípio nossa ideia era divulgar para meninas do primeiro semestre dos cursos da FSA, mas não conseguimos entrar em contato com as representantes dos primeiros semestres então divulgamos abertamente. Tivemos 81 respostas de mulheres cujo a idade variava de 17 a 48 anos. 

Ao pensarmos mais sobre o desenvolvimento do nosso trabalho, decidimos fazer uma espécie de “banner” ao invés da cartilha, falando sobre os indícios da violência contra a mulher, apontando dados e a forma de prevenção. Para isso utilizaremos o questionário que produzimos junto com informações de artigos que pesquisamos, e divulgaremos de forma on-line para que tenha um maior alcance".



Por Carolina, Stefano, Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Violência psicológica no ambiente de trabalho

  "O objetivo do trabalho é dialogar sobre violência no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador, conscientizan...