segunda-feira, 13 de junho de 2022

Violência e o Sistema Prisional

 

"Ao estudar mais sobre o tema do meu trabalho pude abrir meus olhos para certas situações que eu não enxergava. Não é sempre que temos uma visão humanizada em relação as detenções e as pessoas que estão ou já estiveram detidas. De primordial é um assunto polêmico, mas através da entrevista, pesquisas e notícias foi possível ver um pouquinho do outro lado, o lado do detento/ex-detento.




Essa questão da superlotação e cenário desumano nos proporciona uma reflexão; como deve ser estar em um lugar que você mal tem onde dormir? Um local sujo, comida ruim, com pessoas desconhecidas, além de toda dificuldade enfrentada no “pós prisão”.  Há um impacto quando a pessoa tem uma passagem pela prisão, desconfianças que dificultam a reintegração no mercado do trabalho, preconceitos que muitas vezes vem até da família. A pessoa carrega um fardo a vida toda, mesmo que tenha errado e aprendido com os erros, esse fardo permanece. Na conversa realizada com Felipe (nome fictício), o rapaz  nos contou como foi difícil ser aceito depois de ter saído da prisão, teve dificuldades, sofreu ofensas e até já teve que omitir sua passagem na detenção para conseguir estar empregado novamente. Hoje, ele conseguiu se reerguer e vive feliz, claramente houve um progresso em sua vida e ele aprendeu com o erro. Infelizmente sabemos que não é todos que tem esse final.


Obs.: Não houve um prazo tão grande para a realização do trabalho, já que é um trabalho semestral. Então não foi possível aprofundar tanto no tema, em questão de ter um contato mais direto com penitenciárias, detentos e afins. Mas, confesso que foi um tema que eu gostei muito de trabalhar e penso em realizar algo mais profundo futuramente."  (Yasmin)

                        


Por Yasmin e Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Violência psicológica no ambiente de trabalho

  "O objetivo do trabalho é dialogar sobre violência no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador, conscientizan...