sexta-feira, 10 de junho de 2022

Saúde mental: Ações Preventivas de Suicídio na Adolescência

"Realizamos nosso trabalho focado na prevenção ao suicídio, e optamos por trabalhar com adolescentes, pois é a fase mais complicada de transação da vida. Fizemos uma intervenção juntamente com a Faculdade de Medicina do Abc, em uma tarde de dinâmicas sobre saúde e bem-estar com os cursos de Farmácia, Saúde Ocupacional e Fisioterapia. A ação ocorreu no colégio da Fundação, contou com 9 alunos do ensino médio, além de alunos dos cursos citados, supervisores e professores. Tinham em torno de 30 pessoas na sala.

Os alunos foram bem receptivos e toparam fazer todas as dinâmicas com bastante entusiasmo. A sala estava disposta em círculo, iniciou-se com uma rápida abertura, e havia barulho dos alunos que realizariam as atividades, mas logo as atividades começaram. Devido ao horário da intervenção e ao fato de nossa colega Mariana estar com COVID, apenas a Camila compareceu na intervenção e teve ajuda da nossa orientadora Juliana para a realização da ação. Fizemos a dinâmica dos balões, onde os alunos encheram e amarraram os balões e tinham 20 segundos para responder uma pergunta, para a qual não existia uma resposta concreta e caso não chegassem à solução deveriam estourar o balão.

Foi bem interessante, pois quase nenhum dos alunos estouraram o balão e tinham certeza de que tinham a resposta para aquelas perguntas. Os professores e supervisores, estouraram, o que nos faz pensar nas características próprias da adolescência, mesmo sem estourar as bexigas, perguntaram após a ação qual seria a resposta para a pergunta que foi feita, ou seja, indicando que não haveria a certeza de uma resposta, porém a dificuldade de aceitar essa condição. Todos permaneceram com a bexiga e alguns não sabiam muito bem o que fazer com elas. Estamos em processo de término do nosso relatório final"


Por Camila, Mariana, Ana Caroline, Giovanna




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Violência psicológica no ambiente de trabalho

  "O objetivo do trabalho é dialogar sobre violência no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador, conscientizan...