segunda-feira, 13 de junho de 2022

Auxílio Psicossocial Para Moradores Em Áreas De Riscos

 

"Tivemos algumas dificuldades em contato com a Defesa Civil, que era nossa ideia inicial para melhor compreendermos os procedimentos de suporte a pessoas que residem em áreas de riscos. Porém, o processo de solicitação para pesquisas era muito grande e demorado, com prazo de retorno mais longo do que o período que tínhamos disponível para realizar todas as pesquisas o que dificultou a realização desta etapa, tendo que adaptarmos para visita em uma instituição beneficente.

Gostamos bastante do tema, tivemos facilidade de abertura para visitar a Instituição Beneficente Irmã Marli e conhecer mais de perto a realidade da comunidade do morro da Kibon em Santo André, foi elucidante a reunião que tivemos com a Cícera, responsável administrativa. Porém, decepcionante ao saber que a Defesa Civil não oferece nenhum recurso para a instituição ou moradores referente ao suporte psicossocial, atualmente não recebem nenhum apoio da prefeitura para fornecimento de suprimento, apenas de parceiros.

Nas pesquisas gostamos muito de conhecer mais de perto a psicologia para desastres e emergência, mas tivemos dificuldade em localizar material para melhor compreendermos esta área de atuação, por ser uma área nova com poucas pesquisas e estudos sobre.

Ao pesquisarmos na internet relatos de pessoas que residem em áreas de riscos, e que já tinham passado por algum desastre natural, tivemos muita dificuldade em encontrar".


Por Amanda Batista, Amanda Rodrigues, Luana, Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Violência psicológica no ambiente de trabalho

  "O objetivo do trabalho é dialogar sobre violência no trabalho e suas consequências para a saúde mental do trabalhador, conscientizan...